Alerj Aprova Criação do Feriado Estadual de Corpus Christi
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (30), em segunda discussão, o projeto de lei que cria oficialmente o feriado estadual de Corpus Christi.
A proposta, de autoria dos deputados Márcio Gualberto (PL) e Fred Pacheco (PMN), contou ainda com a coautoria de Rodrigo Amorim (União), Luiz Paulo (PSD), Rodrigo Bacellar (União), Dionísio Lins (PP), Átila Nunes (PSD) e Giovani Ratinho (SDD). Agora, o texto segue para a sanção do governador Cláudio Castro (PL).
Rio de Janeiro: pioneiro no país
Com a aprovação, o Rio de Janeiro será o primeiro estado do Brasil a oficializar o Corpus Christi como feriado estadual. Até então, a data era tratada como ponto facultativo, e em alguns municípios, como São Paulo, já havia sido transformada em feriado municipal.
No entanto, em nível estadual, nenhum dos 27 estados havia regulamentado a data até agora.
No município do Rio, projeto travou
Na Câmara Municipal do Rio, uma iniciativa semelhante acabou não avançando. A proposta foi apresentada pelos vereadores Márcio Santos (PV), Vera Lins (PP) e Rogério Amorim (PL), mas esbarrou na legislação que permite a criação de apenas um novo feriado religioso.
O vereador Márcio Santos, que também ocupa o cargo de secretário municipal de Economia Solidária, defendeu a realização de um estudo de viabilidade antes da votação. Já Rogério Amorim criticou a demora e atribuiu o impasse à falta de apoio do prefeito Eduardo Paes (PSD) à ideia.
Próximos passos
Com a aprovação definitiva pela Alerj, a decisão está agora nas mãos do governador Cláudio Castro, que poderá sancionar ou vetar a medida.
Se sancionado, o Rio de Janeiro entrará para a história como o primeiro estado brasileiro a transformar Corpus Christi em feriado estadual oficial.
📌 Fonte: Tempo Real – Amanda Pieranti/ Fotos:Reprodução
 
								


 
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                    
Publicar comentário