Enem 2025: Prazo para Inscrição é Ampliado até 13 de Junho
Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 ganharam mais tempo para efetuar suas inscrições. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anunciou a ampliação do prazo até 13 de junho. O mesmo prazo vale para solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Página do Participante.
Leia mais: Saiba como se inscrever no Enem 2025
Com essa extensão, algumas datas do cronograma também foram ajustadas. No entanto, os dias de aplicação das provas seguem inalterados: 9 e 16 de novembro. Confira as atualizações no cronograma oficial do Enem 2025:
Cronograma Atualizado:
- Inscrições: até 13 de junho.
- Pagamento da taxa: até 18 de junho.
- Provas: 9 e 16 de novembro (exceto em cidades do Pará).
- Provas no Pará: 30 de novembro e 7 de dezembro.
Inscrição obrigatória para todos os candidatos
Todos os interessados em realizar o exame devem se inscrever pela página oficial, mesmo aqueles que obtiveram isenção da taxa de inscrição ou justificaram ausências na edição de 2024. Vale lembrar que a aprovação da isenção ou justificativa não garante a inscrição automática.
Se você esqueceu sua senha na conta Gov.br, é possível recuperá-la seguindo as instruções na plataforma.
Leia mais: Enem: isenção de taxa não significa inscrição automática
Enem volta a certificar o ensino médio
A edição de 2025 marca o retorno do Enem como ferramenta de certificação do ensino médio ou proficiência parcial para maiores de 18 anos. Para obter a certificação, é necessário:
- Atingir pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento.
- Obter no mínimo 500 pontos na redação.
Os interessados devem indicar a opção de certificação no ato da inscrição.
Leia mais: Enem voltará a certificar o ensino médio
Inscrição simplificada para concluintes da rede pública
Concluintes da rede pública têm inscrição pré-preenchida no sistema, mas devem confirmar a participação pela Página do Participante. Também é necessário selecionar a língua estrangeira (inglês ou espanhol) em que serão avaliados. Esses estudantes recebem isenção automática e não têm boletos emitidos, mesmo que não solicitem a isenção.
Taxa de inscrição
Para quem não é isento, a taxa é de R$ 85, com pagamento até 18 de junho. Formas de pagamento disponíveis:
- Boleto gerado na Página do Participante.
- Pix (QR Code no boleto).
- Cartão de crédito ou débito em conta corrente/poupança (banco participante).
Provas no Pará com datas diferenciadas
Nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Candidatos que preferirem podem optar pelas datas regulares, realizando o exame em outras localidades.
Programa Pé-de-Meia
O programa Pé-de-Meia, do MEC, oferece um bônus de R$ 200 para estudantes do último ano do ensino médio que completarem os dois dias de provas do Enem 2025. O pagamento será feito após a conclusão do ensino médio. Além disso, os participantes do programa já têm isenção automática da taxa de inscrição.
Não perca a chance de participar do Enem 2025 e de aproveitar os benefícios oferecidos nesta edição!
Publicar comentário